Estevan de Negreiros Ketzer  |  Psicólogo Clínico CRP 07/19032

Estudos Dirigidos

Consultoria de estudos orientados. Nela prestamos serviços de estudos dirigidos nas seguintes áreas de conhecimento:

1

Literatura clássica:

Leremos as grandes obras reconhecidas como clássicas da literatura universal. Entendemos clássico como o horizonte de continuidade de certos conhecimentos e costumes passados através das gerações. O clássico se manifesta em continuidades as quais vão da narrativa épica Homero e Hesíodo; as peças gregas de Sófocles, Ésquilo, Eurípedes e Aristófanes; o Gilgamesh, da Mesopotâmia; a continuar assim com Bíblia hebraica e cristã; o épico persa Masnavi, de Rumi; os autores modernos como Miguel de Cervantes, Luis de Camões, Dante Alighieri, William Shakespeare; os contos de fadas dos rimãos Grim; o trabalho romântico de Johann Wolfgang von Goethe, o intimismo profético de Herman Melville e o realismo polifônico de Fiodor Mikhailovitch Dostoievski percorrem o século XIX; até culminar com o seu maior expoente fantástico no século XX J.R.R. Tolkien. Nesse quadro de autores a tradição é incorporada ao estudo por via de nosso caráter como valores pedagógicos perenes.

2

Filosofia antiga:

Nosso estudo engloba os princípios da filosofia grega. Nós partimos dos pensadores pré-socráticos com ênfase em Parmênides e Heráclito e sua disposição ao verbo grego “ser” (eimai). Problema do ser no horizonte da presença pelo advento do “verbo” (logos). Os mitos gregos e sua relação com o logos. Fundação da polis grega com Atenas. O ideal do bom, do belo e do verdadeiro (khalokagathia) na Paideia grega. Sócrates e os sofistas. Platão e os desdobramentos do discurso racional em seus diálogos. O teatro grego e sua função política. Aristóteles e o problema do conhecimento nos livros: Órganon; Retórica; Da Alma; Poética; Ética a Nicômaco; Física; e Metafísica. Plotino e as Enéadas acerca da alma e sua imortalidade. Marco Aurélio e o estoicismo de como viver melhor com exercícios éticos. A crise do Império Romano do Ocidente e sua reformulação para o ambiente medieval.

3

Epistemologia da ciência:

Nós faremos o estudo dos primórdios do conhecimento científico (episteme) e sua diferença da opinião (doxa), empreendida pelos gregos antigos. Discussão sobre o que é um argumento segundo o pensamento de Aristóteles no livro Retórica. O conceito de movimento (dinamis) e sua importância para a prova científica. A importância da crise do conhecimento com a escolástica medieval na afirmação dos universais com Santo Tomás de Aquino e dos particulares com John Duns Scotus e William of Occham. Surgimento de Galileu Galileu e a observação empírica dos astros. O ressurgimento do cálculo matemático como parte da testagem de hipóteses. Leitura dos apontamos de Alexandre Koyré sobre o trabalho de Galileu. Debate da noção de refutabilidade dos argumentos, segundo Karl Popper. Discussão da noção de Thomas Kuhn sobre a ideia de paradigma e acúmulo de conhecimento.

4

Oficina de Escrita Criativa:

A Oficina de Escrita Criativa amplia o ato comunicacional como um desenvolvimento maior da escrita. Sua prática objetiva um efeito estético, ao sensibilizar a partir da inspiração do escritor para o leitor. Os princípios da Liberdade, Objetividade e Funcionalidade possibilitam a produção de um texto articulado com a realidade, traz assim autonomia ao participante. Também desenvolve a criatividade pela formação de um pensamento crítico advindo da escrita, unido à liberdade da composição. A Oficina de Escrita Criativa, é um grande diferencial para outros tipos de escrita, tais como jornalística, científica e técnica, pois acrescenta a elas estilo. Parte inclusa da Escrita Criativa é o estilo do ensaio, do conto, da poesia, do drama e da narrativa longa. O formato da Oficinas de Escrita Criativa é estruturado por teoria, exercícios, leitura e discussão. A função exercida por um texto, devido ao uso de uma linguagem estética, passa uma mensagem ao utilizar-se de figuras de linguagem, símbolos, afetos, alusões, poeticidade, ritmo e demais estratégias de escrita. A Escrita Criativa é o resultado da descoberta da capacidade expressiva individual do participante.

Como funcionam?

Em todas elas teremos leituras dirigidas com comentários de grandes pesquisadores das áreas, estudos dos pontos importantes de suas obras e indicação de obras. O participante irá receber uma ementa com o cronograma proposto, o qual também informará, junto ao professor, como serão as aulas em cada aspecto por nós assinalado. No formato da Oficina de Escrita Criativa cobraremos exercícios práticos junto aos participantes os quais serão realizados em aula e outros a serem realizados fora do ambiente de sala de aula.

Entre em Contato

Siga nas Redes Sociais

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?